quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aplicações da indução magnética!

Assim como as baterias, nós alunos ora funcionamos como receptores, ora como geradores. O delta está nos quesitos: eletricidade e informações, respectivamente.

Nessa postagem serão apresentados alguns exemplos de aplicação da física moderna, com o objetivo de estreitar os laços entre os usuários dos exemplos que seguirão abaixo, os quais utilizam o princípio da indução magnética, e a maneira como funcionam os aparelhos tratados.

- CARTÃO MAGNÉTICO

Saindo da sala 181, do AT-8, ao atravessarmos a rua em direção à lanchonete, podemos comprar um “pão-de-queijo” à partir de uma induzida magnética. Que? É simples... no verso do seu cartão de débito ou crédito, há uma faixa onde estão gravadas as informações por meio da distribuição de inúmeras partículas magnetizáveis ou não, que formam um código binário.

Quando passamos o cartão, um dispositivo dotado de uma bobina enrolada em torno de um núcleo de ferro induz uma corrente elétrica na bobina. Esses sinais elétricos são recebidos por um computador, que os decodifica, possibilitando a transação compatível com o cartão.

- DETECTOR DE METAIS

Ele é constituído basicamente, e novamente, por uma bobina enrolada em torno de um núcleo de ferro. Quando em funcionamento, a bobina é percorrida por uma corrente elétrica que vai gerar um campo magnético no núcleo. Quando vamos fraudar algum estabelecimento, ao ser aproximado o objeto metálico, a variação do fluxo magnético induz correntes elétricas no objeto. Essas correntes variáveis geram novos campos magnéticos variáveis, que induzem outras correntes na bobina... alterando a intensidade original. Assim, um amperímetro (medidor de corrente) acoplado a um alarme sonoro, que sempre tememos escutar, detecta essa variação de corrente.

- MICROFONE

Há diversos tipos de microfone. O mais utilizado é o de indução, cujo funcionamento se baseia em princípios próprios. Partes fundamentais: ímã fixo, uma bobina e uma membrana, ligada à bobina, que capta os movimentos desta.

Quando o microfone está sendo usado, as ondas sonoras que produzimos causam a vibração da membrana. Essa vibração será transmitida para a bobina, que é então percorrida por uma corrente induzida, em vista da presença do campo magnético do ímã. Os sinais elétricos produzidos e novamente convertidos em ondas sonoras no alto-falante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário