domingo, 1 de maio de 2011

O Princípio


     Muito se fala hoje sobre mecânica quântica mesmo sem saber ao certo do que se trata, existem muitos filmes, lendas e alguns até a transformam em algum tipo de religião ou produtos para cura milagrosa, mas isso não vem ao caso.
     Devido a enorme popularidade de tal assunto nos muitos seminários, resolvi escrever justamente sobre este assunto, pois, muitos consideram a transição da mecânica clássica para a mecânica quântica a transição da física moderna para pós-moderna.
     Considerando esta afirmação verdade, podemos dizer que existe uma data exata para esta transição, sendo esta, no dia 14 de dezembro de 1900, numa reunião da Sociedade Alemã de Física, Max Planck apresentou seu artigo sobre “A Teoria da Lei de Distribuição de Energia do Espectro Normal”. No inicio este artigo não chamou a atenção, mas foi o inicio de uma grande revolução na física, muito embora somente um quarto de século mais tarde, Schroedinger e outros desenvolveram a mecânica quântica moderna como a conhecemos hoje.
     Durante sua fundamentação diversos caminhos convergiram para sua concepção, todos mostrando aspectos onde a física clássica falhava. Assim como a teoria da relatividade de Einstein representa uma generalização da física clássica, o mesmo acontece com a mecânica quântica. Assim como a relatividade estende o campo de aplicação das leis da física para grandes velocidades, a física quântica estende esse campo para regiões de pequenas dimensões, e assim como a relatividade possui uma constante universal de significado fundamental, a velocidade da luz, c, a mecânica quântica também possui a sua chamada constante de Planck, h.
     Esta constante foi introduzida por Planck em 1900 no seu artigo, quando tentava explicar a radiação térmica, e sua constante h leva a um fato extremamente importante, o fato de que a energia assume valores discretos.

Um comentário:

  1. Ola, um dos poucos blogs do grupo sobre fisica, borboletas no aquario, da mesma forma que talvez possa ser dificil algum texto nosso com termos que damos por conhecidos de todos, o de voces trata sobre assunto que pouco conheço. Nao entendi o que seria a energia assumir valores discretos. Em que sentido, o que isso implica?
    Muito bom o texto, no geral ficou bem claro. Parabens.
    Katarina

    ResponderExcluir